sábado, 5 de dezembro de 2009

Indisciplina

Por que é relevante estudar o tema indisciplina na escola?

Embora o fenômeno indisciplina seja um velho conhecido de todos, atualmente os confrontos, ameaças e todo o tipo de violência tem sido constante no espaço escolar.

Nunca se presenciou tantos alunos e até mesmo professores, agredidos, ameaçados ou enfrentando dificuldades para exercer o trabalho escolar

Alguns professores entendem que, as principais dificuldades enfrentadas por eles, é devido ao mau comportamento, desrespeito, falta de limites, observado nos alunos.

A princípio a indisciplina era vista apenas como uma realidade apenas da escola publica. No momento atual, a indisciplina atinge também a escola privada.

Por se tratar de um dos principais problemas à ser enfrentado pelo educador atual, é imprescindível estudar o tema, dando ênfase a questionamentos como: O que fazer? Qual a origem da indisciplina? Não seria o caso da escola trabalhar em conjunto com a família dos alunos? Enfim, a indisciplina apresenta-se como sintoma, e a concretização do problema não se restringe apenas ao espaço escolar, esse é um problema social.

Diversidade

Os alunos, bem como as pessoas de modo geral, diferem entre si em uma grande variedade de aspectos – inteligência, habilidades cognitivas, estratégias de aprendizagem, interesses, motivação etc. Esses processos psicológicos interferem de formas distintas na forma de aprendizagem e no comportamento das pessoas em particular.

Mesmo diante dessa diversidade, ainda são amplamente utilizadas na pratica educacional, formas de ensino que não valorizam as características individuais dos alunos, restando-lhes apenas acomodar-se ao sistema onde alguns conseguem aprender mais e outros menos, outros não aprendem nada e outros desistem. “ A diversidade está sempre presente na educação.” Identificar e medir as diferenças entre alunos é de fundamental importância, no sentido de direcioná-los de acordo com suas aptidões

Ludicidade

O lúdico faz parte da atividade humana. Com a apresentação da equipe que trabalhou o tema ludicidade, entendi que o lúdico não é uma atividade apenas para crianças . Todas as pessoas em todas as idades podem e devem se beneficiar com essa atividade.

O lúdico aplicado à pratica pedagógica, não apenas contribui para a aprendizagem da criança , como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.

O lúdico não é apenas prazer e diversão, não se pode negar o seu caráter educativo, desde que o educador promova atividades que direcione o aluno a adquirir conhecimentos, atividades prazerosas com finalidades pedagógicas.

O lúdico deve fazer parte de todas as ações em sala de aula. Segundo Luckesi, são aquelas atividades que propiciam uma experiência de plenitude que nos envolve por inteiro. A atividade lúdica é muito importante na socialização da criança




O lúdico faz parte da atividade humana. Com a apresentação da equipe que trabalhou o tema ludicidade, entendi que o lúdico não é uma atividade apenas para crianças . Todas as pessoas em todas as idades podem e devem se beneficiar com essa atividade.

O lúdico aplicado à pratica pedagógica, não apenas contribui para a aprendizagem da criança , como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.

O lúdico não é apenas prazer e diversão, não se pode negar o seu caráter educativo, desde que o educador promova atividades que direcione o aluno a adquirir conhecimentos, atividades prazerosas com finalidades pedagógicas.

O lúdico deve fazer parte de todas as ações em sala de aula. Segundo Luckesi, são aquelas atividades que propiciam uma experiência de plenitude que nos envolve por inteiro. A atividade lúdica é muito importante na socialização da criança

Tecnologias da Informação e Comunicação O uso da tecnologia de informação e comunicação na escola não quer dizer apenas ter acesso à tecnologia d

O uso da tecnologia de informação e comunicação na escola não quer dizer apenas ter acesso à tecnologia de informação e comunicação ( TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para busca e seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver seus problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na trasformaçao do seu contexto. Assim, o uso da ( TIC ) com vistas a criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e experiências, a compreensão critica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderia levar à criação de uma sociedade mais justa e igualitária. Começa a se tornar comum nas escolas e universidades o uso de tecnologias da informação e comunicação ( TIC ) como recurso para a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
As TICs representam ainda um avança na educação à distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionarem trocando informações e experiências. Os professores e os tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.

Construtivismo Construtivismo é a uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princi

Construtivismo




Construtivismo é a uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do principio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o individuo e o meio.

Construtivismo valoriza o erro, o raciocínio do aluno. A idéia de que nada à rigor está pronto, acabado e de que, especificamente o conhecimento não é dado em nenhuma instância como algo terminado.

Construtivismo é portanto, uma idéia melhor, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da filosofia dos últimos séculos.

Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de Piaget, o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento.

Construtivismo não é uma pratica ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é sim uma teoria que permite reinterpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da historia da humanidade e do universo

Pesquisa na Sala de Aula A pesquisa em sala de aula tem como objetivo inovar a prática em sala de aula. Longe de ser apenas uma cópia, a pesquisa

A pesquisa em sala de aula tem como objetivo inovar a prática em sala de aula. Longe de ser apenas uma cópia, a pesquisa deve ser um instrumento de reconstrução do conhecimento que é considerado critério diferencial da pesquisa, englobando teoria e prática. Demo em ( Demo 1997) apresenta uma nova abordagem educacional, o educar pela pesquisa que tem como base o questionamento reconstrutivo. No questionamento reconstrutivo, a construção do conhecimento se dá através de uma reformulação de teorias e conhecimentos existentes. O educar pela pesquisa propõe a participação do aluno no processo de aprendizagem, incentivando-o através da realização de projetos e trabalhos de pesquisa desenvolvidos em sala de aula. A pesquisa em sala de aula precisa do envolvimento ativo e reflexivo permanente de seus participantes. A partir do questionamento é fundamental pôr em movimento todo um conjunto de ações de construção de argumentos que possibilitem superar o estado atual e atingir novos patamares do ser, do fazer e do conhecer

Interdisciplinaridade

A apresentação da equipe que trabalhou o tema interdisciplinaridade mostrou muito bem através do jogo no modelo do shwou do milhão, o que pretende a interdisciplinaridade que é a possibilidade de em uma única questão ou disciplina a abordagem de diversos temas. A interdisciplinaridade – perspectiva de articulação entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem – supõe trocas de experiências e reciprocidade entre disciplinas, abre as portas para se pensar um problema sob vários pontos de vista. Professores e alunos ficam liberados para selecionar conteúdos que tenham relação com as questões ligadas às suas vidas e a vida das suas comunidades.

Escritores da Liberdade – Filme A professora chega com o plano de aula pronto e logo percebe que a sua didática não vai funcionar em uma turma que

A professora chega com o plano de aula pronto e logo percebe que a sua didática não vai funcionar em uma turma que vive uma tensão racial, onde se matam por causa da cor. Ela entende que precisa conhecer a realidade dos alunos e para isso usa estratégias e conquista a confiança dos alunos. A professora percebe que as mudanças começam na sala de aula. Aos poucos a desmotivação, a violência e o uso da sala de aula como campo de guerra vão deixando de fazer parte da rotina da escola. A professora não se conforma com o desinteresse dos alunos, ela acredita que a educação transforma as pessoas. Ela usou a linguagem dos alunos, incentivou o pensamento critico, acreditou na inteligência, investiu neles, estimulou a leitura e a busca do conhecimento, por entender que na maioria das vezes, jovens violentos são vitimas da sociedade que os exclui.Ser professor é gostar do outro, é acreditar ser possível transformar o mundo através da educação, é ensinar a sonhar e acreditar no auto – desenvolvimento, ser escritores da própria liberdade e saber valorizar qualquer mudança pra melhor por menor que pareça, pois já é uma grande conquista.

Opção Pedagógica Para a Minha Pratica Docente As tendências não sobrevivem sozinhas ou isoladamente, na pratica pedagógica. É visível na prátic

As tendências não sobrevivem sozinhas ou isoladamente, na pratica pedagógica. É visível na prática educacional uma mistura de tendências que se complementam ou divergem. No entanto diante das evidências dos benefícios tanto para os educandos quanto para os educadores, a opção pedagógica para a minha pratica docente é a tendência progressista “Critico – social dos conteúdos. Não é possível confrontar as realidades sociais, sem os conteúdos. Por meio da aquisição dos conteúdos e da socialização é possível uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. A partir do que o aluno já sabe, da sua historia de vida e da sua realidade cotidiana, são agregados novos conhecimentos possibilitando a aprendizagem significativa. O professor – Autoridade competente direciona o processo pedagógico; interfere e cria condições necessárias à apropriação do conhecimento. O professor é coordenador de debates e discussões que estabelece uma relação horizontal adaptando-se às características e necessidades do grupo. O ensino – aprendizagem eficaz depende do conjunto: professor e alunos interagindo. Essa é a prática pedagógica desejável.

Quem é o Educador? Como reconhecer um educador no dia a dia?

Todos são educadores. Ao sair de casa para ir á faculdade, ao trabalho ou a qualquer outro lugar, estamos sempre entre educadores e educandos. Quando as pessoas se colocam em seus devidos lugares na fila para entrar no ônibus por exemplo, elas estão transmitindo ensinamento com o seu gesto, bem como o motorista, o cobrador e cada passageiro ao tomar seus lugares nos assentos, respeitando os lugares reservados aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Todos são educadores. Até mesmo quando ouvimos um bate papo entre pessoas idosas, jovens ou crianças, estamos sempre aprendendo coisas novas. A educação e o ensino não acontecem apenas na escola, mas em todos os lugares e com as pessoas de modo geral indepedente de idade, classe social, intelectualidade etc.

O papel da Didática – A formação do educador

Educador – profissional que se dedica a atividade de intencionalmente a criar condições de desenvolvimento de condutas desejáveis seja do ponto de vista do individuo ou do grupamento humano. Passa por uma formação acadêmica, tem a trajetória em busca da habilitação que lhes garanta exercer as atividades sociais estabelecidas. O educador deve desempenhar seu papel com autenticidade. Para isso é necessário ser o produtor da sua historia, estar sempre no palco e não na platéia. O autentico educador, é dinâmico, entusiasta, siente de que não poderá solucionar todos os problemas sociais, mas tem papel fundamental no desenvolvimento humano quando age de forma consciente. A ação do educador não é neutra, está sempre apoiada em uma opção teórica – opção filosófico – política pela opressão ou libertação –teoria que guiará a pratica pedagógica. A educação é movida por paixão, sendo assim a formação do educador, envolve o processo cientifico filosófico técnico. Formação essa que deve ser contínua, dia após dia. Quanto à didática espera-se que o seu papel de facilitador do ensino e aprendizagem seja cumprido de fato, diminuindo assim a sempre presente carga de conteúdos e valorização das técnicas que não acrescentam muito na verdadeira pratica pedagógica. A didática exercerá o seu papel especifico ao promover uma pratica pedagógica abrangente a, educando, educador e sociedade.

Uma Professora Muito Maluquinha

A professora maluquinha era uma professora admirada por todos os alunos. Para ela o que importava era a satisfação e bem estar de todos, com ela as crianças aprendiam brincando, não existia tarefa e nem matéria chata. Com jogos e brincadeiras – ler e escrever, tudo o que normalmente é tido como entediante com ela se tornava divertido – ler, ficar em silêncio, não importava, tudo fazia sentido para as crianças. As criticas tão comuns aos que decidem romper com o tradicionalismo não foram problemas para a professora maluquinha que continuou promovendo brincadeiras sempre envolvendo leitura e escrita. A Professora maluquinha mostra que não é só através de livros que se aprende, existem coisas mais atraentes que estimulam e despertam o interesse dos alunos.Outro fator bastante positivo para a aprendizagem estava presente na relação da professora maluquinha e seus alunos – a empatia- quando a professora não estava bem, eles também não ficavam bem, quando ela estava feliz, eles eram contagiados pela felicidade dela. Ela valorizava tudo nas crianças, conseguia perceber o que cada um tinha de melhor e fazia com que eles percebessem que o valor que tinham.
Com a professora maluquinha os alunos aprendiam o que de fato é interessante, com uma linguagem clara e não entediante e improdutiva como tem sido, o ensino ao longo dos anos. Quando se aprende brincando, o aprendizado é significativo e o educador inesquecível.

Expressões de Sabedoria: Professora Juvany Vianna – Exemplo de amor e determinação


A trajetória da professora Juvany é emocionante e digna de ser mencionada, é a prova de que, quando há boa vontade tudo é possível. A maioria de nós entende que só é possível colocar um projeto em prática se houver recursos financeiros disponíveis. A professora Juvany deixa claro que, gostar do outro e determinação é fundamental para fazer com que as coisas aconteçam. Ela não desanimou diante das dificuldades, não esperou que as coisas acontecessem, ela fez acontecer. A realização da professora Juvany dependia do bem estar e da felicidade das crianças que por sua vez dependiam dela para adquirir conhecimentos. O Brasil, e por que não dizer, o mundo precisa de pessoas como a professora Juvany, uma mulher altruísta, simples e amiga. Diante do exemplo impressionante de um ser humano que enfrentou corajosamente todas as dificuldades próprias dos locais menos assistidos, o mínimo que a professora Juvany Vianna merece é o amor, o respeito e a admiração dos que tiveram a felicidade de aprender com ela ao vivo, porque à distância, todos os que tiveram ou vierem a ter acesso á história de vida dela continuarão a aprender.