sábado, 5 de dezembro de 2009

Opção Pedagógica Para a Minha Pratica Docente As tendências não sobrevivem sozinhas ou isoladamente, na pratica pedagógica. É visível na prátic

As tendências não sobrevivem sozinhas ou isoladamente, na pratica pedagógica. É visível na prática educacional uma mistura de tendências que se complementam ou divergem. No entanto diante das evidências dos benefícios tanto para os educandos quanto para os educadores, a opção pedagógica para a minha pratica docente é a tendência progressista “Critico – social dos conteúdos. Não é possível confrontar as realidades sociais, sem os conteúdos. Por meio da aquisição dos conteúdos e da socialização é possível uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. A partir do que o aluno já sabe, da sua historia de vida e da sua realidade cotidiana, são agregados novos conhecimentos possibilitando a aprendizagem significativa. O professor – Autoridade competente direciona o processo pedagógico; interfere e cria condições necessárias à apropriação do conhecimento. O professor é coordenador de debates e discussões que estabelece uma relação horizontal adaptando-se às características e necessidades do grupo. O ensino – aprendizagem eficaz depende do conjunto: professor e alunos interagindo. Essa é a prática pedagógica desejável.

Um comentário:

  1. Gostei muito do que li, me ajudou no muito no trabalho sobre essa pratica docente que estou fazendo, obrigada , joana.

    ResponderExcluir